sábado, 20 de novembro de 2010

Formatação e estrutura do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Gente... essas informações são muito importantes para quem está perdido na primeira página do TCC e não sai do lugar!!!

"Informações mínimas necessárias referentes a formatação e estrutura do
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Área de Química do CEFET-GO.

1.Formatação:
Tipo de Papel:
Branco, A4 de 210x297mm.
Fonte:Times New Roman, tamanho 12 para o texto e 10 para citações longas e notas de rodapé.
Espaçamento:            a) Entre linhas: Espaço um e meio;    
b) Entre linhas no Resumo, Referências bibliográficas, Notas e Citações: Espaço um.
Margens:a) Superior 3,0 cm;
b) Inferior: 2,0 cm;
c) Esquerda: 3,0 cm;
d) Direita: 2,0 cm;
e) Margem de parágrafos com 2,0 cm a partir da margem esquerda;
f) Margem de citação longa com 4,0 cm a partir da margem esquerda.
Numeração das páginas:Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas, mas não numeradas. A partir da folha do Sumário usando algarismos arábicos seqüenciais no canto superior direito.
Citações:a) Até três linhas: destacar entre aspas e itálico no texto corrido. Colocar entre parênteses o nome do Autor, ano e página.
b) Mais de três linhas: Abrir parágrafo de citação longa, sendo que o autor e ano devem vir no parágrafo anterior.

2. Estrutura da Monografia:        
CAPA
(obrigatório):
Dois exemplares da versão final em capa dura, cor azul petróleo, informações da capa devem ser iguais as da folha de rosto, lateral da encadernação deve conter o ano (horizontal) e o nome e mais duas versões em  formato PDF (300 dpi) em dois disquetes ou CD’s para entregar à Coordenação do Curso.

FOLHA DE ROSTO (obrigatório):
Deve conter nome da instituição e a área, título, nome do autor, caracterização do curso, cidade e ano da apresentação. Fontes em negrito e tamanho indicado entre parênteses. Modelo FOLHA DE ROSTO clique aqui
FICHA CATALOGRÁFICA (obrigatório) exemplo clique aqui
FOLHA DE APROVAÇÃO: (obrigatório) exemplo clique aqui
DEDICATÓRIA: (Opcional)
EPÍGRAFE: (Opcional) Citação de um pensamento.
AGRADECIMENTO: (Opcional)
SUMÁRIO: (Obrigatório) O índice com a numeração das páginas dos tópicos da monografia.

Lista de Símbolos, Abreviaturas e
Lista de Figuras e Tabelas : (Obrigatório)       
RESUMO: (Obrigatório) Síntese do trabalho apresentando o tema, os objetivos da pesquisa, metodologia, resultados e conclusões. Máximo de 500 palavras.
ABSTRACT: (Opcional) Tradução do Resumo para o inglês.
TEXTO DA MONOGRAFIA: (Obrigatório)

    INTRODUÇÃO(Obs.: Com os objetivos do trabalho.)1. Embasamento Teórico               1.1                1.1.1 2. Parte Experimental               2.1  Obs.: O número de partes do texto da monografia depende do tipo de plano adotado, sendo recomendado pelo menos duas partes, como a seguir: a primeira, 1. Embasamento Teórico, voltado para a qualificação do objeto da pesquisa, sendo informativo, conceitual, teórico; e a segunda parte, 2. Parte Experimental, voltada para a apresentação da metodologia, dos resultados, da aplicação dos procedimentos de análise, discussão dos dados. CONCLUSÃO           Obs.: Abrir nova página para Conclusão. A Conclusão deve conter a(s) resposta(s) encontrada(s) para o tema anunciado na Introdução.
REFERÊNCIAS: (Obrigatório) Lista sistemática das fontes usadas diretamente na elaboração do trabalho. Essas fontes devem ser citadas de acordo com a ABNT.
ANEXOS OU APÊNDICES: (Circunstanciais) Informações complementares como tabelas, gráficos, leis, quadros. Os apêndices são informações desenvolvidas pelo autor durante o trabalho, nesse caso, o autor criou questionários ou formulários para a pesquisa. É necessário que no texto da monografia o autor refira-se aos apêndices e anexos, no texto ou na nota de rodapé."

Nenhum comentário:

Postar um comentário